• Instagram
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter
  • Youtube
  • Instagram
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter
  • Youtube

NOTÍCIAS

FELÍCIO ROCHO

Doenças Inflamatórias Intestinais - Saiba identificar
19 de maio de 2023 Saúde

A Doença de Crohn e a Retocolite Ulcerativa são as Doenças Inflamatórias Intestinais (DII) mais comuns. Como o próprio título diz, tratam-se de inflamações crônicas que acometem o trato gastrointestinal. Existem muitas semelhanças e diferenças entre a doença de Crohn e a Retocolite ulcerativa, o que, às vezes, torna difícil a distinção entre as duas. A doença de Crohn pode afetar praticamente qualquer parte do trato digestivo, desde a boca até o ânus, ao passo que a colite ulcerativa quase sempre afeta apenas o intestino grosso.

Os sintomas da Doença Inflamatória Intestinal variam conforme a parte do intestino afetada e de acordo com o diagnóstico. A Doença de Crohn normalmente se manifesta em sintomas como diarreia crônica e dor abdominal. A Retocolite Ulcerativa normalmente apresenta episódios intermitentes de dores abdominais e diarreia sanguinolenta. Em ambas as doenças, os pacientes com diarreia persistente podem perder peso e se tornarem desnutridos. Os sintomas podem entrar em remissão com o tratamento adequado, mas pode haver períodos de recorrência destes. Os pacientes portadores de DII têm risco aumentado de câncer de intestino, quando comparados com a população geral, e esse risco aumenta com o tempo de doença.

A causa da Doença Inflamatória Intestinal não é conhecida, mas vários estudos mostram alterações no sistema imunológico e na flora intestinal. Pode afetar pessoas de todas as idades, geralmente começando antes dos 30 anos, entre 14 e 24 anos. Algumas pessoas têm as primeiras manifestações entre os 50 e 70 anos, e tanto homens como mulheres são igualmente afetados.

Doenças Inflamatórias Intestinais - Saiba identificar

O tratamento normalmente é realizado com medicamentos que podem ser orais, supositórios ou injeções, dependendo do grau da doença e da parte do trato gastrointestinal acometido. Os pacientes podem necessitar de tratamento cirúrgico em algum momento, o que pode ser de urgência ou eletivo. Esses procedimentos podem ser realizados por via abdominal, através de cirurgias convencionais como a laparotomia, laparoscopia, cirurgia robótica e, em alguns casos, por via anal.

É extremamente importante que o paciente com Doença Inflamatória Intestinal mantenha o acompanhamento médico especializado com o Gastroenterologista e o Coloproctologista. Mantenha o uso regular da medicação recomendada, hábitos de vida saudáveis, com alimentação adequada e prática regular de atividade física. Evitar o tabagismo é de extrema importância no caso da Doença de Crohn, pois esse hábito está relacionado a altos níveis de recorrência.

Referência Técnica: Dra. Cristiane Koizimi Martos Fernandes – Coloproctologista