Dia Nacional da Doação de Órgãos

27/09/2019



Para celebrar o Dia Nacional da Doação de Órgãos, comemorado em 27 de setembro, o Hospital Felício Rocho realizou um evento de acolhida aos pacientes que foram submetidos a procedimentos e também para incentivar a prática de doar. Lembranças de gratidão e perseverança foram visíveis no semblante de médicos, transplantados, da equipe administrativa e de pessoas que acompanharam a história de quem teve ou terá uma segunda chance a partir do altruísmo de terceiros.

Na ocasião, 150 balões biodegradáveis foram soltos para simbolizar o número de transplantes que o Hospital Felício Rocho realizou ao longo de 2019. A ação foi realizada pela equipe médica do hospital, pacientes transplantados ou na fila de espera e por familiares. As cores dos balões foram verde, vermelho e branca; as mesmas que representam a Instituição.

 

Outra atividade foi a construção de um mural com fitas e desenhos, feitos também por pacientes que receberam órgãos transplantados. A iniciativa comunica a gratidão dos pacientes através de símbolos que mostram a mudança realizada no corpo após o transplante.

 

Os órgãos que podem ser doados são: rim, fígado, coração, pulmão, pâncreas, medula óssea, pele e ossos. Para ser um doador, o paciente precisa ser diagnosticado com morte cerebral e os familiares têm que autorizar a retirada dos órgãos para doação. Portanto, é muito importante falar sobre o assunto com os familiares.

 

#HospitalFelícioRocho

#CuidarDePessoas

#DoaçãoDeOrgãos

#Transplante