Tratamento com Sistema de Resfriamento do Couro Cabeludo

10/05/2018

Ao iniciar um tratamento quimioterápico, uma das preocupações dos pacientes é a possibilidade da queda de cabelo provocada pelos medicamentos. Pensando nisso, o Instituto Felício Rocho de Oncologia oferece um tratamento que resfria o couro cabeludo, em uma tentativa de prevenir ou reduzir a queda de cabelo nestes casos.

O tratamento é realizado com uma touca que resfria e diminui o fluxo sanguíneo no couro cabeludo, resultando em menor entrega dos medicamentos quimioterápicos aos folículos capilares.

A touca de resfriamento deve ser colocada no paciente 30 minutos antes do início da sessão de quimioterapia e não deve ser retirada durante a infusão do medicamento quimioterápico. Durante a sessão, a touca pode ser desconectada do sistema, caso o paciente queira ir ao banheiro, por exemplo. Em média o tempo de uso da touca é de 2h30 a 3 horas. Após o término da sessão, a touca deve permanecer na cabeça da paciente por até 90 minutos.

Utilizados em diversos tipos de câncer, com os protocolos quimioterápico mais comuns, o método não é indicado para pacientes com doenças hematológicas, como leucemia, mieloma múltiplo, entre outros. O sistema é composto por uma unidade de refrigeração móvel e compacta, onde circula um líquido especial de refrigeração a -4°C.

Esse tratamento resulta em vários benefícios ao paciente, tais como:

  • Redução do risco de queda de cabelo.
  • Melhoria na autoestima e autoconfiança.
  • Preservação da autoimagem.
  • Proporciona visão e atitude mais positivas em relação ao tratamento.

Se você precisa fazer quimioterapia e deseja utilizar o tratamento com o sistema de resfriamento do couro cabeludo converse com o seu médico.

Para saber mais, entre em contato com a nossa equipe através dos contatos:

31 - 3299-7807/ 7831 / 7815

31 - 99215 -2842 - Concierge

institutodeoncologia@feliciorocho.org.br