22 de abril - Dia da Tontura | Pare de falar Labirintite

11/04/2018

No dia 22 de abril, todo ano, é celebrado o Dia da Tontura. Criado pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), o "Dia da Tontura - Pare de falar Labirintite" tem como objetivo principal incentivar as pessoas pelo diagnóstico correto em relação à tontura.

Muitas vezes, as pessoas recebem o diagnóstico de Labirintite como se houvesse uma única entidade causadora destes sintomas. Na verdade, diversas doenças diferentes do Labirinto humano podem ser a causa, e, ainda, muitos pacientes descrevem como tontura os sintomas decorrentes de problemas cardio-vasculares e neurológicos.

Labirintite é uma palavra que existe, porém significa inflamação do Labirinto. É raríssima. Quase nunca é o nome correto do problema que a pessoa acha (ou que o médico disse) que tem.

O Labirinto é um órgão sensorial que detecta os movimentos que fazemos, identificado internamente no ouvido, e faz parte de um sistema do corpo chamado Sistema Vestibular. Há diversas doenças diferentes do labirinto e/ou do sistema vestibular e cada doença tem seu tratamento específico, algumas não são tratadas nem com remédios.

Chamar de “Labirintite” traz a impressão falsa de que só há uma doença do Labirinto, e leva ao uso de medicamentos que podem até piorar o quadro. Por isso, se você recebeu esse diagnóstico ou conhece alguém que recebeu, é importante procurar um especialista (em geral Otorrinolaringologista) que entenda de Otoneurologia.

Fonte: ABORL-CCF