Dia mundial da Mamografia

16/01/2018

Aproveitando a data comemorativa, decidimos responder a algumas perguntas frequentes para conscientizar as mulheres sobre a importância da mamografia.

O que é a Mamografia?

A mamografia é um exame de imagem, considerado padrão ouro para detecção precoce do câncer de mama. Muitas mulheres também descobrem a doença a partir da observação casual de alterações mamárias ou pelo autoexame, mas a mamografia é indispensável. Detectar tumores em suas fases iniciais é póssível apenas através do exame de imagem e assim aumentam-se as chances de cura.

Quem deve fazer o Exame?

O exame é feito quando solicitado pelo médico, por isso agende uma consulta e fique atenta às seguintes informações:

  • A SBM – Sociedade Brasileira de Mastologia – indica a realização da mamografia anualmente para mulheres acima de 40 anos.
  • O INCA – Instituto Nacional de Câncer – indica que em casos de pacientes com história familiar (mãe, irmã ou filha) de câncer de mama em idades precoces, o exame deve ser realizado de acordo com a orientação do seu mastologista.

Como é o Exame?

A paciente é posicionada em pé, próximo ao equipamento. As mamas serão, uma a uma, comprimidas pelo mamógrafo, horizontal e verticalmente. Embora seja desconfortável, o exame é rápido – sendo a mamografia digital ainda mais ágil que a convencional. Pacientes com próteses de silicone devem informar à equipe antes da realização da realização do exame.

Exige Preparo?

Para a realização do exame é necessário evitar o suo de creme, desodorante, perfume e talco, pois podem prejudicar a captação das imagens.

Exige Repouso?

Não, a paciente pode retomar suas atividades de rotina logo após o exame.