• Instagram
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter
  • Youtube
  • Instagram
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter
  • Youtube

NOTÍCIAS

FELÍCIO ROCHO

Sentir dor não é normal! Entenda e conheça o que é a Endometriose
13 de março de 2023 Saúde

A endometriose é uma doença crônica progressiva em que as células do endométrio, tecido que reveste a cavidade uterina, estão presentes fora do útero, e também podem surgir em qualquer órgão ou estrutura da cavidade abdominal e da pelve. Nesses locais, as células endometriais dão origem a lesões de endometriose, que podem crescer, gerar inflamação e sangramento, causando muita dor.

Ainda não se sabe exatamente o que causa a endometriose, mas estudos mostram uma grande influência de disfunções do sistema imunológico para criar um ambiente favorável para o desenvolvimento da doença.

Os sintomas, muitas vezes, bastante dolorosos, estão relacionados a cólicas menstruais intensas, dor na relação sexual, dores abdominal ou pélvica crônicas, sintomas intestinais e urinários, fadiga e cansaço.

O diagnóstico para a doença é, categoricamente, cirúrgico, obtido com a realização de uma laparoscopia com identificação das lesões e realização de biopsia. Entretanto, o diagnóstico clínico guiado por uma consulta e com exame de imagem especialização é uma realidade. A identificação da doença é frequentemente realizada após os 20 anos de idade.

A endometriose muitas vezes possui repercussão negativa na qualidade de vida da mulher portadora desta doença, chegando a impedir a realização de tarefas simples do cotidiano. Além disso, ela está associada à infertilidade, podendo interferir negativamente em todas as etapas relacionadas à concepção.

Ainda não existe cura para a endometriose, e o seu tratamento é essencial para garantir qualidade de vida. O tratamento é multidisciplinar, ou seja, exige a atenção de várias especialidades médicas e abordagem clínico-cirúrgica de alta complexidade, além de envolver o emprego de diferentes estratégias. Entre elas, há o uso de medicações hormonais e analgésicas, os ajustes na alimentação, a cirurgia de ressecção das lesões, a prática de exercícios físicos, o acompanhamento psicoterápico, a fisioterapia do assoalho pélvico, dentre outras.

Infelizmente, não existe prevenção para a endometriose. O que pode ser feito é o diagnóstico de forma precoce, através da observação do próprio corpo pela mulher e consultas regulares com o médico ginecologista.

Hoje, no Dia Nacional de Luta contra a Endometriose, reforçamos que a doença deve ser levada à sério. Procure o seu médico ginecologista, descreva seus sintomas e não associe dor como algo natural. Cuide-se!
 

Sentir dor não é normal! Entenda e conheça o que é a Endometriose