NOTÍCIAS
FELÍCIO ROCHO
Considerada um sucesso, a cirurgia garante ao paciente a recuperação da capacidade de locomoção após um tumor que acometeu a região no corpo do Tálus. O procedimento, feito através de uma peça de titânio em 3D, consiste na implementação de uma prótese para o tornozelo, com a substituição total do tálus.
O osso do Tálus fica localizado na parte inferior do tornozelo e conecta o pé aos dois ossos inferiores da perna, que são a tíbia e a fíbula.O Tálus e o calcanhar são essenciais para garantir a mobilidade.
Doenças nessa região podem comprometer a locomoção e a capacidade de manter o equilíbrio do indivíduo. Os traumas, tumores, osteonecrose, casos avançados de osteoporose, impactos no tornozelo e quedas de grandes alturas afetam a capacidade do osso.
A cirurgia aconteceu no dia 2 de maio, no Hospital Felício Rocho, e foi realizada pela equipe médica de Ortopedia, composta pelos médicos Dr. Daniel Baumfeld, Dr.Tiago Baumfeld, Dr. José Sanhudo, Dr. Bruno Macedo, Dr. Benjamim Macedo e Dr. Hugo Ribeiro, pioneiros do procedimento no país.
Cirurgias como essa são exemplos da importância dos avanços tecnológicos para a garantia da qualidade de vida e evolução no tratamento de fraturas, que comprometem a independência do paciente.

Brasil registra mais de 40 mil casos por ano; especialista alerta para sinais como feridas na boca que não cicatrizam e rouquidão persistente
Com tecnologia minimamente invasiva e recuperação mais rápida, intervenção pioneira representa esperança para pacientes idosos ou com contraindicação à cirurgia cardíaca convencional
Projeto de extensão da PUC Minas transforma a rotina hospitalar de colaboradores e pacientes