NOTÍCIAS
FELÍCIO ROCHO
O Hospital Felício Rocho inaugurou, na última quinta-feira, 05 de outubro, o Instituto de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, o primeiro no estado vinculado a um hospital, criado totalmente para atender e realizar os procedimentos cirúrgicos bariátricos.
O Instituto de Cirurgia Bariátrica e Metabólica tem o propósito de oferecer tecnologia e um atendimento de interface para que seja possível acolher o paciente no seu pré e pós cirúrgico, além da realização da cirurgia em um só local. Iniciando as solenidades, no auditório do Núcleo de Ciências da Saúde do Hospital Felício Rocho, aconteceu a aula inaugural da nova unidade, em que o médico Cirurgião Geral e Coordenador da Cirurgia Bariátrica, Dr. Marcelo Girundi, apresentou uma palestra sobre a história da cirurgia bariátrica, suas evoluções, técnicas e alguns conflitos com o autodiagnostico do paciente. Nessa aula, a representante farmacêutica e especialista em Mercado e Economia da Saúde Camila Carvalho, ministrou uma palestra sobre os investimentos e a posição do mercado no aporte às cirurgias e ao combate à obesidade.
Ao final da aula, aconteceu o coquetel de inauguração do Instituto de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, um momento em que os convidados puderam conhecer as instalações do local e as inovações oferecidas nesse novo espaço. Para o Coordenador da Cirurgia Bariátrica, Dr. Marcelo Girundi, o Instituto é um modelo assistencial completamente diferente do que existe em Minas Gerais, onde o paciente pode contar com atendimento ambulatorial e toda a assistência multidisciplinar em um hospital de ponta, com todos os recursos para fazer um atendimento de excelência. “Estamos muito felizes pela inauguração do Instituto de Cirurgia Bariátrica e Metabólica do Hospital Felício Rocho. O objetivo é triar esse paciente e prepará-lo aqui no ambulatório, onde ele vai rapidamente ao hospital e em um ou dois dias faz a cirurgia bariátrica, e volta para o Instituto para manter o seu controle à longo prazo, mas sempre com o Hospital sendo a referência de apoio.”
A unidade é a realização de um projeto de anos, sonhado por dezenas de médicos cirurgiões para um espaço exclusivo e multidisciplinar, onde acontecerá o acompanhamento e tratamento de seus pacientes. O Instituto será a referência para o tratamento eficaz contra a obesidade, doença que acomete boa parte da população brasileira. “Na época em que a bariátrica começou, há 30 anos atrás, tentamos implantar o que estamos inaugurando hoje, envolvendo projeto e localização. Hoje, essa inauguração traz um marco importante para quem, lá atrás, tentou e agora conseguiu.” Afirmou Dr. Guilherme Durães Rabelo, cirurgião geral do Hospital.
Para o também cirurgião geral e membro do conselho superior da Fundação Felice Rosso, Dr. Domingos André Fernandes Drumond, a unidade chega para atender as demandas da Cirurgia Geral que possuem fortes braços de atuação, que são as cirurgias minimamente invasivas, laparoscopias e robóticas. “Hoje é um dia de uma grande conquista, há muitos anos queremos que o Hospital caminhe nessa direção, atendendo os pacientes ambulatoriais, que precisam de conforto. Nesse ambiente o paciente será atendido pelo cirurgião, fará o risco cirúrgico, avaliação pré-anestésica e depois obtém o resultado do estudo anatomopatológico. Então, eu considero hoje um dia de festa, de grande conquista para o Hospital e para a cirurgia.” finalizou o conselheiro.
A inauguração contou com a presença do Diretor Presidente do Hospital Felício Rocho, Wagner Furtado Veloso, junto com o Diretor Assistencial de Produção Dr. Daniel Mendes, além de médicos da área e outros colegas que acompanharam a criação e desenvolvimento do Instituto. Para o Diretor Presidente, Wagner Furtado Veloso, a inauguração do espaço é mais um passo que o Hospital Felício Rocho dá em relação a inovação, modernidade, e tudo o que vem acontecendo nesses 71 anos. “O Instituto da Bariátrica é mais uma unidade que o Hospital está oferecendo para a sociedade, com toda a excelência de serviço que sempre entrega.” Concluiu. Segundo o Diretor Assistencial de Produção Dr. Daniel Mendes, esse é um marco importante para modernização no cuidado ao paciente. “O que vai ser oferecido aqui é o cuidado integrado ao paciente que precisa de tratamento bariátrico, com especialidades cirúrgicas e especialidades clínicas. Isso está junto ao que tem de mais moderno hoje, que é a entrega de valor, cirurgias feitas com segurança, poucas taxas de reinternações, enfim, com alta resolutividade para o paciente.”. finaliza o Diretor.
A nova unidade vai funcionar na Rua Platina, 33, onde irão funcionar os ambulatórios de cirurgia geral e angiologia, Laboratório de Anatomia Patológica e Citopatológica, ambulatórios de anestesiologia, check-up, gastroenterologia, clínica médica, robótica, ambulatórios de Cardiologia e Neurologia.

O neurologista do Hospital Felício Rocho, Davi Queiroz, foi um dos médicos selecionados para participar do curso.
Médicos da Instituição marcaram presença no maior congresso de aparelho digestivo da América Latina
Neurocirurgiões do Hospital palestraram em João Pessoa, Paraíba