• Instagram
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter
  • Youtube
  • Instagram
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter
  • Youtube

NOTÍCIAS

FELÍCIO ROCHO

Dicas para viver uma doce e Feliz Páscoa!
28 de março de 2024 Saúde

Hoje é a data comemorativa mais linda e gostosa do ano. Linda porque exaltamos o sentimento de renovação, ressurreição, amor e perdão que a Páscoa nos traz. Gostosa porque é tempo de reunir com a família, celebrar e, claro, dia de comer chocolate sem culpa.

E aí, vem o questionamento: podemos nos permitir viver esse dia intensamente? A resposta é simples: Claro que sim!! Viver momentos de descontração, comemoração e prazer é fundamental para o bem-estar emocional, felicidade e para estar em paz com a comida.

Então, se na Páscoa você está pensando em fugir do chocolate para não engordar, é melhor mudar de estratégia. Quanto mais você tentar driblar um desejo, maior será à vontade e ânsia de atendê-lo, justamente por ele se tornar ‘proibido’. Restrições muito drásticas podem acompanhar momentos e situações de compulsão e, além disso, não estão inclusas em hábitos saudáveis de vida e alimentação.

Siga algumas dicas para que essa data seja aproveitada com toda intensidade e alegria que ela merece:

●Não deixe de fazer nenhuma refeição para comer chocolate. Siga uma rotina alimentar habitual, não pule nenhuma refeição para compensar no chocolate. Você pode acabar exagerando na quantidade e, aí sim, não ser saudável e consciente.

● Coma de tudo, porém em pouca quantidade e com moderação: aprecie e visualize as comidas e preparações servidas no dia. Sinta o cheiro, visualize as cores, imagine o sabor e texturas para que suas escolhas sejam conscientes e nutritivas. Coma devagar, apreciando o sabor e sensação que os alimentos trazem.

● Priorize a qualidade e não a quantidade. A Páscoa é somente uma vez ao ano, por isso, é válido e saudável escolher um ovo ou chocolate de sua preferência, para que isso te sacie e satisfaça plenamente. Não adianta escolher uma opção fit, caso ela não seja agradável ao seu paladar. Além de ficar frustrado, a vontade de comer chocolate pode até aumentar.

● Constância, equilíbrio e moderação são o segredo. Nosso organismo está preparado para situações adversas e momentos eventuais como a Páscoa. Um dia de calorias extras não te deixará mais ou menos saudável. O que é mais relevante é como está sua rotina habitual? Então, volte aos hábitos de alimentação saudável e exercícios, mantendo uma relação agradável com a comida. Exercite sua mente e corpo que, naturalmente, tudo volta ao normal.

Dica da Nutri: Você sabia que chocolates que contêm, pelo menos, 70% de cacau contêm um fitonutriente chamado resveratrol que possui diversos benefícios para a saúde? Esse nutriente possui ação antioxidante e pode reduzir situações de estresse metabólico, podendo ser preventivo a algumas comorbidades e doenças.

Sempre consulte um profissional qualificado para que você receba informações precisas, individualizadas e corretas.

Desejamos uma Feliz Páscoa, com muita alegria, equilíbrio, reflexão e momentos memoráveis, emocionalmente e gastronomicamente!

 

Escrito por: Letícia de Oliveira Costa - Nutricionista do Hospital Felício Rocho