NOTÍCIAS
FELÍCIO ROCHO
O mês de fevereiro é marcado pela conscientização e combate à leucemia - doença maligna do sangue e do sistema linfático, na qual as células sanguíneas anormais são produzidas e não desempenham suas funções adequadamente. No Brasil, a leucemia é a terceira doença oncológica mais comum em crianças e a segunda em adultos.
A prevenção da leucemia inclui evitar a exposição a substâncias tóxicas, manter uma dieta saudável, praticar atividade física regularmente e manter o sistema imunológico fortalecido.
Os sintomas da leucemia incluem cansaço extremo, infecções frequentes, perda de peso sem motivo aparente, dor óssea, inchaço nos gânglios linfáticos e anemia. O tratamento inclui quimioterapia, radioterapia, terapia-alvo e, em casos graves, transplante de medula óssea e varia de acordo com o tipo da doença.
Existem, por exemplo, as leucemias agudas e crônicas e os casos de alto risco podem ter indicação de transplante de medula óssea, na qual uma pessoa saudável doa células da medula óssea para o paciente, substituindo as células anormais e permitindo a recuperação da saúde. A doação pode ser realizada por parentes próximos ou por doadores voluntários registrados em bancos de medula óssea.
A Leucemia é uma doença séria e requer atenção e tratamento adequado. Por isso, o Instituto de Oncologia do Hospital Felício Rocho possui ampla estrutura para acolher o paciente com leucemia, além de contar com profissionais especializados para cada tipo de situação.
Juntos vamos vencer a leucemia!

Novo exame permite identificar a inflamação das vias aéreas de forma precisa, segura e não invasiva.
No dia 14 de abril é celebrado o Dia Mundial da Doença de Chagas, infecção silenciosa, transmitida principalmente pelo barbeiro, e ainda atinge milhares de pessoas no Brasil e no mundo.
Exame de imagem utilizado para a detecção precoce de doenças intestinais, como inflamações, pólipos e tumores.