Medicina Nuclear

A Medicina Nuclear é uma especialidade médica que utiliza pequenas quantidades de substâncias radioativas para diagnosticar doenças. Apesar de ser mais conhecida pela atuação na área do diagnóstico tem, também, significativa atuação em tratamentos de patologias, em especial, hipertireoidismo e câncer da tireoide.

Os exames de imagem feitos pela Medicina Nuclear, as Cintilografias, são seguros e eficientes, fornecendo informações funcionais, não disponíveis por outros métodos de imagem.

O Serviço de Medicina Nuclear do Hospital Felício Rocho dispõe de aparelhos de alta tecnologia que permitem diagnósticos com notável qualidade técnica em diversas especialidades médicas. As abordagens mais comuns envolvem: avaliação do grau de acometimento em pacientes com câncer, em especial para pesquisa de metástases de tumores de mama e próstata, bem como o acometimento de linfonodos (linfonodo sentinela); diagnóstico e avaliação da extensão de acometimento cardíaco em pacientes isquêmicos e infartados, diagnóstico e tratamento de patologias da glândula tireoide, pesquisa de lesões do sistema músculo-esquelético, estudo da ventilação e perfusão pulmonares; avaliação de afecções do trato urinário como lesões cicatriciais renais pós-infecções e obstruções ao fluxo urinário; pesquisa de focos epilépticos.


CORPO CLÍNICO

Carlos Jorge Simal Rodrigues - CRMMG 9494 (coordenador)

Napoleão Ramalho Rodrigues

TERMOS DE CONSENTIMENTO

Teste de Estresse

Procedimentos com materiais radioativos (Esclarecido)

Procedimento com galio-67

Procedimento com iodo-131

Procedimento com tálio-201

Suspensão de amamentação ( Tecnecio - 99m )

Suspensão de Amamentação - Galio 67 - e Iodo 131