Endoscopia

A Endoscopia Digestiva é um método de investigação de patologias do esôfago, estômago e intestinos através de tubos flexíveis, videoendoscópios, introduzidos pela cavidade oral (endoscopia digestiva alta ) ou anal (colonoscopia). Através de equipamentos modernos, é possível visualizar a mucosa do tubo digestivo, fazer avaliações minuciosas, coletar material para outros tipos de exames e até mesmo realizar pequenas cirurgias.

O Serviço de Endoscopia Digestiva do Hospital Felício Rocho funciona 12 horas/dia (7h às 19h), mas também oferece atendimento de urgência 24 horas. O núcleo de Endoscopia Digestiva realiza procedimentos de endoscopia digestiva alta, de colonoscopia, de via biliar e, mais recentemente, exames de intestino delgado por Cápsula Endoscópica.

Endoscopia Alta: endoscopia digestiva, esclerose e ligadura elástica de varizes de esôfago, dilatação de estenoses de esôfago, cromoscopia, diverticulectomia de Zenker, retirada de corpos estranhos, hemostasia endoscópica de úlceras gastroduodenais, hemostasia endoscópica de lesões vasculares esofagogastroduodenais, dilatação de estenoses gastroduodenais, introdução de próteses em lesões estenosantes esofagogastroduodenais, mucosectomias gastroduodenais, gastrostomia endoscópica, polipectomias de esôfago, estômago e duodeno, ablação com plasma de argônio de úlceras pépticas, de lesões vasculares e em lesões poliposas.

Colonoscopia: colonoscopia, polipectomia do cólon, mucosectomias no cólon, ablação com plasma de argônio de lesões poliposas e de lesões vasculares do cólon, descompressão colônica, dilatação de estenoses colônicas, colocação de próteses colônicas em lesões estenosantes e magnificação de imagens em cólon.

Enteroscopia: exame de intestino delgado por Cápsula Endoscópica com finalidades diagnósticas principalmente em hemorragias digestivas não esclarecidas por outros métodos

Via biliar: colangiopancreatografia endoscópica, papilotomia endoscópica para retirada de cálculos de colédoco, dilatação de estenoses, drenagem de lesões tumorais com prótese.

Endoscopia no grupo pediátrico: Como grande diferencial, o serviço tem o atendimento especializado no grupo de pacientes pediátricos, tanto diagnóstico como terapêutico, em procedimentos de endoscopia digestiva alta, colonoscopia e em via biliar.

O corpo clínico do Serviço de Endoscopia Digestiva do Hospital Felício Rocho é composto por quatro médicos especialistas e membros titulares da SOBED (Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva). O serviço conta também com especializandos selecionados através de prova teórica elaborada pelo IFERPC (Instituto Felício Rocho de Educação Continuada) e pela Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma), instituto de Pesquisa e Pós-Graduação da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, além de entrevista e análise de currículo realizadas pelo serviço de Endoscopia Digestiva.

 

CORPO CLÍNICO

Edivaldo Fraga Moreira (Coordenador) – CRMMG 11462

Luiz Ronaldo Alberti – CRMMG 36709

Patricia Coelho Fraga Moreira – CRMMG 39624

Paulo Fernando Souto Bitencourt – CRMMG 21152