(31) 3514-7000
A ecoendoscopia digestiva ou ultrassonografia endoscópica é um procedimento que combina endoscopia digestiva e ecografia de alta resolução. Trata-se de um endoscópio flexível, especialmente equipado com uma sonda (transdutor) de ecografia em miniatura acoplada à extremidade distal que permite a realização de ecografia no interior do tubo digestivo.
O transdutor ecográfico obtém imagens detalhadas das diversas camadas da parede do tubo digestivo em toda a sua espessura, bem como avaliar em profundidade outras estruturas vizinhas do aparelho digestivo, incluindo gânglios linfáticos, vasos sanguíneos, mediastino, pulmões, fígado, vesícula biliar, vias biliares e pâncreas. Habitualmente, a ecoendoscopia é solicitada na sequência de exames endoscópicos e/ou de imagem, com o objetivo de esclarecer achados desses exames ou complementar a investigação. As indicações mais frequentes para sua realização são o estadiamento de tumores do aparelho digestivo, a avaliação de lesões subepiteliais da parede do tubo digestivo e a avaliação de doenças biliares e pancreáticas.
A ecoendoscopia permite, por exemplo, determinar a extensão da disseminação de certos tumores do trato digestivo ou do trato respiratório, ao avaliar com precisão a profundidade da invasão do tumor na parede e se já existe disseminação para os gânglios linfáticos adjacentes ou estruturas vitais vizinhas, tais como vasos sanguíneos importantes.
A ecoendoscopia também esclarece se um determinado abaulamento da parede do tubo digestivo corresponde a uma compressão provocada por órgão vizinho, ou a uma lesão da própria parede recoberta por mucosa de aspecto normal - nesse caso, a ecoendoscopia permite caracterizar essa lesão avaliando com precisão o seu tamanho, camada de origem na parede e diversas características morfológicas, podendo sugerir o diagnóstico mais provável. Em alguns pacientes, poderão ser obtidas biópsias sob controle ecográfico (ecoendoscopia com punção por agulha) que complementam a investigação.
CORPO CLÍNICO
Endoscopia
Edivaldo Fraga Moreira (Coordenador) – CRMMG 11462
Felipe Alves Retes - CRMMG 40623
Luiz Ronaldo Alberti – CRMMG 36709
Patricia Coelho Fraga Moreira – CRMMG 39624
Paulo Fernando Souto Bitencourt – CRMMG 21152
Coloproctologia
Antônio Lacerda Filho - CRM 19884
Breno Xaia - CRM 44489
Eliane Sander Mansur - CRM 18671
Fábio Lopes de Queiroz - CRM 24913
Maria Zuleime Carmona - CRM 25420
Paulo César de Carvalho Lamounier - CRM 14337
Rodrigo de Almeida Paiva - CRM 36364
Paulo Rocha França Neto - CRM 41145
Valdivino Alves Filho - CRM 15693