Cirurgia Maxilofacial

O setor foi idealizado pelo cirurgião plástico Dr. Sérgio Moreira da Costa, coordenador da clínica de Cirurgia Plástica do Hospital Felício Rocho e membro fundador da Associação Brasileira de Cirurgia Craniomaxilofacial.

O objetivo foi integrar a cirurgia craniomaxilofacial exercida pelas especialidades médicas da Cirurgia Plástica, Otorrinolaringologia, Cirurgia de Cabeça e Pescoço à Odontologia (cirurgia bucomaxilofacial) para uma assistência mais completa e integrada, trazendo maior benefício aos pacientes.

A média de cirurgias maxilofaciais no Hospital Felício Rocho é de 160 por ano, incluídos todos os procedimentos envolvendo o esqueleto craniofacial, entre eles: 

  • Cirurgia ortognática
  • Mentoplastia
  • Cranioplastia
  • Tratamento das deformidades congênitas
  • Cirurgia de fissuras lábio/palatais
  • Cirurgia dos traumas faciais
  • Cirurgia esquelética de ronco e apneia do sono
  • Distracção osteogênica
  • Cirurgia de tumores craniofaciais e reconstrução facial
  • Cranioplastia 3D
  • Tratamento cirúrgico da enxaqueca
  • Enxerto ósseo para reconstrução dos maxilares
  • Reconstrução alveolar
  • Tratamento clínico e cirúrgico de disfunções de ATM e dor orofacial

 

CORPO CLÍNICO
 
Dr. Sérgio Moreira da Costa - CRMMG6209 - RQE 17633/331 (COORDENADOR)

Cirurgia Plástica pela Associação Médica Brasileira e pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e Cirurgia Craniomaxilofacial pela Associação Brasileira de Cirurgia Craniomaxilofacial; Membro titular e fundador Notório Saber da Associação Brasileira de Cirurgia Craniomaxilofacial; Médico credenciado pela ONG Operação Sorriso / Operation Smile Internacional; Faculdade de Medicina da UFMG 1971; Residência em Cirurgia Geral UFMG 1973; Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Felício Rocho 1976; Professor da FM UFMG de 1975 a 2010; Dezenas de Trabalhos Publicados em revistas nacionais/internacionais de Cirurgia Plástica e Craniomaxilofacial; Participação ativa em centenas de congressos, jornadas, simpósios e cursos de especialização de cirurgia plástica e craniomaxilofacial; Ex-conselheiro do CRMMG por mais de 10 anos, ocupando vários cargos diretivos e diversas comissões.
 
Dr. Gustavo Moreira Costa de Souza - CRMMG 35354 - RQE 17427/10398
Cirurgião Plástico Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica; Cirurgião Craniomaxilofacial; Médico credenciado pela ONG; Operação Sorriso / Operation Smile Internacional; Aluno do Curso de Mestrado Profissional da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP.
 
Dr. Waldemar Chaves Brandao Penna - CRMMG 46562 - RQE 34137
Especialista e Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica desde 2014; Cirurgião Craniomaxilofacial titulado pela Associação Brasileira de Cirurgia Craniomaxilofacial desde 2014.
 
Dr. Klaus Rodrigues de Oliveira - CRMMG 52859 - RQE 36700 - CROMG 32102
Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP); Cirurgia Craniomaxilofacial pela Associação Brasileira de Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial (ABCCMF); Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Barbacena-MG; Graduação em Odontologia pela PUC-MG; Estagiou no serviço de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial da rede FHEMIG-HPS João XXIII e HMAL; Pós-Graduado em Implantodontia; Realizou Residência em Cirurgia Geral no Hospital Felício Rocho; Membro Adjunto do Colégio Brasileiro de Cirurgiões-CBC; Realizou Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Felício Rocho; Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica-SBCP; Fellowship em Cirurgia Craniomaxilofacial no Hospital Felício Rocho; Especialista em Cirurgia Craniomaxilofacial pela Associação Brasileira de Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial-ABCCMF.
 
Dr. Bernardo Scarioli Oliveira - CRMMG 60325 - RQE 38984 - CROMG 34427
Otorrinolaringologia pela ABORL; Graduação em Medicina pelo centro Universitário de Belo Horizonte UNIBH; Graduação em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Residência em Otorrinolaringologia no Hospital Felício Rocho; Fellowship em Cirurgia Craniomaxilofacial no Hospital Felício Rocho certificado pela ABCCMF; Pós-Graduado em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial.
 
Dra. Patricia Lana Melgaco - CRMMG 50855 - RQE 35144
Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica; Formada em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais; Formada em Cirurgia Geral em residência credenciada pelo MEC, no Hospital Júlia Kubitschek; Formada em Cirurgia Plástica em residência credenciada à Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, no Hospital Felício Rocho; Membro especialista e titular em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica; Fellowship em Cirurgia Craniomaxilofacial no Hospital Felicio Rocho.
 
Dr. Leandro Junqueira Oliveira - CROMG 31474
Graduado em Odontologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004); Residência em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo Hospital das Clínicas - UFMG; Especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial; Especialista em Implantodontia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG); Mestre em Odontologia, área de concentração em Implantodontia pela PUC-MG. Doutor em Odontologia pela PUC-MG. Professor Adjunto de Cirurgia e Implantodontia do Departamento de Odontologia da PUC-MG. Cirurgião Bucomaxilofacial do Hospital Felício Rocho.