NOTÍCIAS
FELÍCIO ROCHO
O Dia Nacional dos Ostomizados foi instituído pela Lei nº 11.506/2007, como forma de minimizar o preconceito por meio da informação.
A ostomia, ou estomia, é um procedimento que tem o objetivo de construir um novo caminho para eliminação de urina e fezes. Após o processo, a pessoa ostomizada precisa utilizar a bolsa coletora, que funciona como uma extensão do corpo.
Para cuidar da estomia os pacientes recebem informações desde o pré-operatório e, ao sair do hospital, já devem estar seguros para o autocuidado.
A adaptação pode ser difícil inicialmente, porém alivia o sofrimento causado por diversas doenças e contribui para a qualidade de vida, sendo possível seguir com as atividades do dia a dia normalmente.
As estomias podem ser temporárias ou definitivas e as recomendações do médico devem ser seguidas para viver uma vida normal como viajar, dançar, namorar, tomar banho de mar e piscina e praticar atividade física.
Hoje, dia Nacional dos Ostomizados, convidamos você para colaborar com a conscientização desta data que promove o respeito, quebra de preconceitos e apoio à pessoa ostomizada.

Na Páscoa, o peixe e o chocolate são os protagonistas mais lembrados. O que muita gente não sabe é que, além do simbolismo e do sabor, eles também oferecem importantes benefícios à saúde.
Celebrado em 7 de abril, o Dia Mundial da Saúde é uma oportunidade para refletirmos sobre algo essencial: cuidado com a própria saúde.
Equipe de Diálise realiza distribuição de material informativo e água para alertar sobre a prevenção da Doença Renal Crônica