NOTÍCIAS
FELÍCIO ROCHO
Como o apoio de um amigo transforma você e a sua vida?
Como reconhecer um amigo quando está se sentindo só e cercado de incertezas? Guiomar Vieira, paciente do Hospital Felício Rocho, esteve nessa situação e contou um pouco da sua história de amizade no Hospital.
Mãe de três filhos e viúva, aos setenta anos, precisou ser hospitalizada por um longo período e se viu impaciente em meio as dores que sentia.
À medida que os dias foram se passando, e os meses se encaminhando, chegaram as festas de fim de ano, época em que queremos estar juntos de quem amamos, comemorando e celebrando a vida. Nesse momento, Guiomar estava só, e enquanto esperava pelos dias de tranquilidade e já sem ânimo para as festividades, algo aconteceu. A equipe do Hospital proporcionou a ela um momento especial, o que a fez perceber que os amigos de quem ela tanto sentia falta, eram aqueles que estavam na linha de frente do seu cuidado.
Junto aos filhos e à equipe HFR, Guiomar teve um Natal e uma passagem de ano com esperanças renovadas e a conquista da saúde restabelecida. Foi o Natal de roupa e sandálias novas, comidas diferentes, presentes, decoração do ambiente, muitos sorrisos alargados, apertos de mão e filhos presentes, canção aos ouvidos ao escutar de quem amava o Feliz Natal e Feliz Ano Novo! “Foi uma passagem de Ano que trouxe ao meu coração a alegria da VIDA e em que fui grata a Deus por estar sendo cuidada com carinho e amor, por meus amigos do Hospital Felício Rocho. São pessoas fortes, solidárias, que além da excelência profissional como médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, ministra da eucaristia, fisioterapeutas, psicólogos, funcionários administrativos, colaboradores da limpeza e demais funcionários, fizeram tudo para que eu vivesse o Natal e o Ano Novo em FESTA.”
“Abençoados os que possuem amigos, os que têm sem pedir, porque amigo não se pede, não se compra nem se vende. Amigo a gente sente!” – Benditos, Isabel Machado.
Câncer de mama e de colo de útero: números que preocupam e a necessidade de um diagnóstico precoce.
A imunização é essencial para manter a saúde em todas as fases da vida, seja na infância, adolescência, fase adulta ou na terceira idade.
No Brasil, cerca de 130 mil pessoas enfrentam a doença renal crônica, e a diálise é essencial quando a função renal está severamente comprometida.