• Comitê de ética e pesquisa

Os novos projetos direcionados ao Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Felicio Rocho devem ser cadastrados através da Plataforma Brasil. Solicitamos a todos os pesquisadores que providenciem seus cadastros através do site: 

O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) é um colegiado interdisciplinar e independente, sem remuneração, em caráter de cidadania e que deve existir nas instituições que realizam pesquisas envolvendo seres humanos no Brasil, criado para defender os interesses dos sujeitos da pesquisa em sua integridade e dignidade e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos (Normas e Diretrizes Regulamentadoras da Pesquisa Envolvendo Seres Humanos – Res. CNS 196/96, II.4).

O Comitê de Ética em Pesquisas do Hospital Felicio Rocho (CEP) foi criado em maio de 1997, atendendo à Resolução 196/96 do Ministério da Saúde.

Nos anos que se seguiram à sua criação, o CEP do Hospital Felicio Rocho contou com renovação automática de seus membros e promoveu a apreciação de diversos protocolos de pesquisa que foram e/ou continuam sendo desenvolvidos, contribuindo com a comunidade científica e enriquecendo a produção científica da Instituição.

As reuniões do Comitê ocorrem mensalmente com o objetivo de apreciação, discussão e ponderações acerca dos protocolos em andamento ou para serem aprovados, bem como questões ligadas à ética em pesquisa. Qualquer integrante do corpo clínico ou funcionário da Instituição pode se tornar um pesquisador e prestar sua contribuição, bastando apresentar o protocolo de pesquisa ao CEP de acordo com as normas da Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde-CNS.